Vampiros na Mitologia
Relatos de vampiros sao bastante antigos o que trona impossivel situar a sua origem.Existem relatos da sua existencia em varius testamentos antigos, incluindo em livros sagrados.Irei entao começar por falar do inicio da sua historia. Os primeiros vampiros, estriges, espectros, lâmias, demonios súcubos, bruxas eram do sexo femenino. Com um poder de seduçao maior e os mesmos poderes do sexo oposto, tronavam – se assim mais perigosos do que os do sexo masculino. A origem da primeira vampira que provinha de um demonio sucúbo, remonta ao inicio dos tempos/humanidade (segundo a tradiçao hebraica e cabalista). Chamava – se Lilith e foi a primeira esposa de Adão, antes de Eva ter sido criada a partir de uma das costelas de Adão. Quando Adão foi criado(ainda desprovido de espirito e sem core no rosto) mil esperitos se agruparam do lado esquerdo(as almas masculinas saiem do lado direito de Deus, e as femeninas do lado esquerdo). Cada um desejava entra em Adão ainda desporvido de vida, porem Deus caçava – os. Ate que um deles consegiu e foi a primeira a apresentar – se diante de Adão esse espirito foi Lilith. Quando Adão acorda tem a femea presa a si, a alma santa(Neschama). Era um ser andrógino(macho/femea), segundo Zohar que ao contrariu da Biblia apresenta fontes nao censuradas. Ou seja Adão tinha em si uma alma divina e um espírito demoníaco. Deus desside dividir Adão(perda da androginia), separando a femea e preparando – a para o noivado. Quando Lilith se aprecebeu fugiu para alem dos mares. Lilith é um ser igual a Adão(visto fazerem parte um do outro) logo nao poderia ser dominada por ele. Deus impoem uma ofensa cruel à sua criatura, uma amputaçao de uma parte de si. De ser perfeito Adão passa a ser um ser dividido, aquele que Lilith recusa. É por essa razao que Lilith depois de separada(pelo espirito) se recusa unir – se(pela carne). Por ter veito parte do homem ela nao entende por que razao se deve tornar sua mulher. Junta – se assim a Satã, aguardando pelo dia em que atacará o mundo para se vingar de Deus. Foi so entao depois da fuga que Deus atribuiu a Adão outra companheira Eva. Numa outra versao do texto hebraico, o Alfabeto de Ben Sirá, conta de outa maneira as razoes que levaram a mulher demonio a fugir.O Alfabeto de Ben Sirá menciona que Lilth aceitou ao inicio, acasalar com Adão, na condição de esta ser a dominante, ficando por cima no acto sexual. Porem Adão recusou e quis a todo o custo ficar por cima na relaçao (posiçao missionário). Lilth conseguiu libertar – se do leito conjugal , depois de ter pernunciado o nome de Yahvé. Adão de forma a recalmar os seus direitos pediu ajuda a Deus, que enviou três dos seus anjos para perseguirem a infiel. Estes anjos tem nomes impossiveis de prenunciar: Snwy, Snswy e Smnglf. No talmude surgem com os nomes de Senoi, Sansenoi e Sanrangloph. É entao que estes sobrevoam o mar vermelho, onde Lilth se refugiou e ameçam – na de fazer perecer, por dia, cem dos seus cem filhos. Caso esta não regressa – se para junto de seu esposo. Mas ela nao aceita e a semelhança de outros contos juntanda – se a sãta, tornando – se a rainha das forças do mal, inimiga da criaçao divina.
Lilth e frequentemente representada sober a forma de uma mulher-serpente. Ela chega – se a assemelhar – se com a serpente descrita no Génesis. Tambem surge por vezes sober o simbolo de uma vagina com dentes, na regiao do terceiro olho. É igualmente simbolo de concupiscência e de possessão sexual diabolica. Em muitas culturas simboliza a liberdade sexual feminina, e representa a castração masculina. É tambem conhecida por possuir(com almas perdidas) recem nascidos e gravidas, passando entao( os recem nascidos) a prentencer a ela e satã. Foi adorada no antigo Egipto ou na religiao minóica, como a Grande Deusa Mãe, até ao de 1500a.C. É associada com a Deusa grega Hécate, uma Deusa que guarda as portas do inferno montada no Cérbero (cão mitologico de três cabeças). Lilth esta presente em muitos outros mitos/culturas antigas. Reencontramos o seu eco na personagem da feiticeira Circe que, na Odisseia de Homero, tem o poder, (graças as suas poçoes mágicas), de metamorfesear os companheiros de Ulisses em porcos.Por sua vez esta associada ao arquétipo de Grande Deusa Mae, relacionada com rituais de morte e de fecundação e como mae das origens. É ela que dá a vida e que a tira, e ela que guarda a passagem que conduz a vida ou a que nos encaminha para os Infernos. O seu sexo e seu ventre sao metaforas do submundo, recidencia dos mortos (ela é entao Perséfone, rainha dos Infernos), e no local de gestaçao e fertilidade (passa a ser Deméter, deusa das colheitas). Ela e a intermediária entre a Terra e o submundo, guardiã do limiar. É tambem simbolo das antigas civilizaçoes matriarcas, resultantes do paganismo. Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith (tal como a de muitos outros seres mitologicos) foi romantizada. Destacando – se a arte e a literatura. Deram a esta uma versao sensual e sedutora, indo contra a sua imagem demoníaca e monstruosa que lhe esta associada.Esta a semelhança de um demonio súcubo, suga o semen de um homem resultante de uma ejaculaçao noctruna provocada por desejos eroticos (com a influencia de Lilth), encanto estes sonham. O semen ejaculado em vao sera usado para criar legioes de demonios. Por isso todo o homem antes de copular (segundo a tradiçao Talmude), deve conjurar Lilth. As palavras que o homen devera dizer(a Lilth) sao as seguintes:
Numa macia veste de veludo, és tu que estás aqui?
Pára! Pára!
Não entres nem saias!
Nada de ti, e nada em ti!
Regressa, regressa, o mar clama,
As suas vagas chamam por ti
Mas eu confisco a décima letra do alfabeto hebraico (o falo)
Sou protegido pelo Rei Santo.
Reencontramos o eco de Lilth em personagens da Odisseia de Homero. Como a feitiiceira Circe, que tem o poder de ,(atraves de suas poções mágicas), de metamorfossear os companheiros de Ulisses em porcos. Medeia, sobrinha de Circe e neta do deus Sol, sacredotista de Hécate tambem esta associada a Lilth. Esta aprende a preparar uns licores e a agraciar ou a contrariar as forças da natureza. Ela possui entre outras uma planta mágica, a prométheion, que nasceu do sangue de Prometeu. Graças a essa planta, ela consegue fazer um unguente mágico que oferece ao seu amante Jasão, que permitiu a conquista do Tosão de Ouro. Esta parte e referida aos mitos de Lúcifer e o da busca do Santo Graal.
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Possiveis causas do mito
Decomposição: acreditava – se que um corpo que nao sofre –se o processo de decomposição natural apos o tempo normal desta, seria um vampiro. O conhecido “grito do vampiro”que consiste no momento em que e espetado uma estaca no peito de um defunto acusado de ser um vampiro quausaria um o barulho semelhante a um gemido. Este barulho é na verdade porduzido pela libertação de gases acumulados no interiores do morto, que sao libertados atraves do orivicio criado pela estaca. As ulhas, dentes e cabelo podem dar a ilusao que crecem depois da morte, porem na verdade este fenomeno acontece pela perda de fluidos, carne e pele (processo de decomposição), dando assim a ideia de que estes crece, quando na verdade apenas estao a ser exposta partes que dantes nao estariam. Como por exemplo a perda de carne nas gengives expoi uma parte do dente que dantes nao estava visivel, dando a ideia de que estes crecem depois da morte.
Pessoas enterradas vivas: o conhecimento permitivo de antigamente levou muitas vezes a maus diagonosticos enterrando pessoas vivas, que mais trade dentro do caixao tentariam de tudo para escapar. Mais trade quando o caixao era desenterado existiam aranhoes dentro destes, corpos firados ao contrario ou noutras posiçoes sem ser a posta, foram ate mesmo encontrados corpos comidos pelos proprios afim de se materem mais tempo vivos (principalmente dedos,maos, pes), outros ainda comiam as roupas ou palha (que dantes era usdada em enterros) que mais trade seriam encontradas em suas boucas. Uma explicação alternativa é o ruído vindo dos caixoes que consiste no borbulhar dos gases de decomposiçao a serem expelidos dos corpos. Outra causa provável de túmulos desordenados é o roubo de estes.